O treinador de Guarda-Redes

O Treinador de guarda-redes é alguém com uma paixão enorme pelo que faz, arrisco-me a dizer até, que tem de ter maior persistência e capacidade resiliência do que um Treinador. É alguém que acaba por estar sempre mais longe dos “holofotes”, que acaba por passar despercebido para o público.

O treino de Guarda-Redes tem tido uma enorme evolução nos últimos anos. Cada vez mais é considerado fundamental na construção de uma equipa técnica.

 

 

O trabalho específico com os Guarda-Redes evoluiu bastante dentro de uma equipa, cada vez mais os Guarda-Redes são utilizados - dependendo dos seus pontos fortes - no modelo e estratégia a desenvolver pelo treinador.

Este motivo obriga a que os treinadores de Guarda-Redes sejam cada vez mais multifacetados e consigam ajudar a desenvolver as capacidades físicas, técnicas, cognitivas e inclusive táticas.

 

 

Quem trabalha com os Guarda-Redes tem de procurar de forma pró-ativa, informações sobre aqueles que são os nossos adversários ao fim-de-semana, tentando perceber quais são as suas abordagens do jogo ofensivo e defensivo. Recolher toda a informação possível e passar apenas a necessária, perceber e explicar a forma como se devem posicionar, abordar uma inferioridade ou até uma superioridade numérica.

Estamos na “era” da estratégia, porque não, com posicionamentos, criar várias estratégias também para nos posicionar em função de um canto que o adversário faça frequentemente? 

 

 

O treinador de Guarda-Redes tem de ter uma alta capacidade criativa para poder ter mais sucesso. É um trabalho que exige um conhecimento profundo de todos os contextos do jogo.

A maior responsabilidade do Treinador de Guarda-Redes é a constante procura de soluções aos problemas que o jogo nos traz. Atenção, que para atingir este objetivo, é importante capacitarmos os nossos guarda-redes das ferramentas necessárias para poderem solucionar os problemas. Podemos dizer como tudo deve ser feito, mas são eles que depois vão ter de brilhar no campo e serem o reflexo das ideias do seu treinador de Guarda-Redes.

 

 

Termino com a firme convicção de que os treinadores de Guarda-Redes devem evoluir da mesma forma que o jogo evoluiu. Antigamente o treinador de Guarda-Redes apenas trabalhava a parte técnica e física dos Guarda-Redes. Com a “modernização do jogo” para poder ter mais sucesso, tem de ser multifacetado.

Digo em jeito de brincadeira - mas talvez até seja verdade - mais facilmente um bom treinador de Guarda-Redes tem capacidade para ser um bom treinador principal do que o contrário.

Comentários

Partilha a tua opinião

You can use this element to add a quote, content...

Jaquim Alberto